Perguntas Frequentes

Por que devo escolher a educação de imersão para meu filho?


Os pais querem fazer as melhores escolhas educacionais para seus filhos, e muitos gostariam que eles tivessem as vantagens do bilinguismo. A capacidade de compreender e falar mais de uma língua não é o único benefício da educação em imersão. Pesquisas mostram que os estudantes obtêm benefícios cognitivos, acadêmicos e vantagens no mercado de trabalho.




Como a imersão difere de outros tipos de ensino de idiomas?


No ensino tradicional de segunda língua, a língua alvo é o assunto da instrução. Programas de imersão usam o idioma de destino para instrução e como meio de comunicação. Essa comunicação autêntica permite que os alunos aprendam uma segunda língua de maneira semelhante à maneira como aprenderam a primeira.




As crianças precisam de uma capacidade acadêmica acima da média para ter sucesso na imersão?


Alunos com menor capacidade acadêmica não apresentam diferença de rendimento escolar comparado ao ensino tradicional, e ainda apresentam o benefício adicional do bilinguismo. Pesquisadores descobriram que "estudantes abaixo da média em imersão pontuaram no mesmo nível que os alunos abaixo da média no programa tradicional e em testes de aproveitamento acadêmico. Além disso, alunos abaixo da média em imersão tiveram pontuação significativamente maior em testes que medem proficiência em uma segunda língua, comparado a alunos com aproveitamento abaixo da média em programas de educação tradicional.”(Genesee, no prelo).




Quão bilíngue será meu filho?


Os programas de imersão geralmente produzem melhores resultados em relação à proficiência na segunda língua do que as estratégias tradicionais de ensino de línguas estrangeiras. A exposição intensiva à língua-alvo é importante porque permite que os alunos atinjam rapidamente o nível de proficiência do segundo idioma necessário para estudar e aprender outras matérias no novo idioma. Os estudantes de imersão abordam níveis nativos de compreensão e de leitura da segunda língua no final do ensino fundamental, embora ainda se distinguem dos falantes nativos na fala e na escrita. Os graduados em imersão no ensino médio devem ser capazes de trabalhar ou realizar estudos pós-secundários em sua segunda língua.




A educação em imersão afetará as habilidades de inglês do meu filho?


Os alunos podem aprender uma segunda língua sem afetar de maneira alguma a sua competência linguística na língua nativa(bilinguismo aditivo), porque as línguas são interdependentes. Habilidades desenvolvidas na segunda língua podem ser utilizadas na primeira língua e vice-versa.
De fato, os estudantes de imersão igualam e frequentemente superam o desempenho dos alunos do ensino tradicional na 4ª ou 5ª série depois que as artes da primeira língua são introduzidas nos anos intermediários elementares. (Turnbull, Hart & Lapkin, 2000)




Quais são os benefícios cognitivos de ser bilíngue?


Flexibilidade Mental
As pessoas bilíngues são mais capazes de analisar seus conhecimentos de linguagem. Eles aprendem que há pelo menos duas maneiras de dizer a mesma coisa e entender a relação entre palavras e seu significado. Eles são capazes de se concentrar mais no significado das palavras, serem mais objetivos e se comunicam de forma clara e precisa (elevada consciência metalingüística). As pessoas bilíngues demonstram mais flexibilidade mental e melhor desempenho em tarefas que requerem manipulação mental. Eles são originais em sua expressão verbal, demonstram inteligência não-verbal e podem responder perguntas abertas mais livremente do que os monolíngües (Lazaruk, no prelo).

Maior sensibilidade para com o outro; conscientização, receptividade e valorização da linguagem.
Alunos com duas línguas bem desenvolvidas são mais sensíveis à comunicação. Há algumas evidências que sugerem que eles são mais capazes de entender as necessidades dos outros e de responder adequadamente. Através da exposição às diferenças culturais, eles podem tornar-se mais respeitosos quanto as diferenças entre as pessoas e suas culturas e podem se comunicar com uma grande variedade de pessoas (Lazaruk, no prelo).
Nota do editor: As pesquisas a respeito dos benefícios cognitivos da educação em imersão linguística ainda são um pouco limitadas devido a natureza recente desse tipo de programa, entretanto, algumas vantagens cognitivas (incluindo as mencionadas acima) já foram mapeadas através de pesquisas, muitas das quais também são apresentadas por indivíduos completamente bilíngues.




Quais são os benefícios de emprego da educação em imersão?


As pessoas bilíngues têm acesso a uma ampla gama de empregos nacionais e internacionais. Milhares de empresas operam em mais de um idioma - companhias aéreas, empresas de importação e exportação e outras empresas internacionais exigem funcionários que tenham proficiência em uma segunda língua e sensibilidade cultural.




Como posso ajudar meu filho se eu não souber o idioma?


Os professores de imersão sabem que a muitos dos pais não são proficientes no idioma que está sendo aprendido pelos seus filhos. De fato, os programas de imersão foram projetados especificamente para crianças de pais não-falantes do idioma. Você pode ajudar a tornar a experiência de segunda língua do seu filho positiva e duradoura ao mostrar suporte e entusiasmo. As pesquisas mostram que os alunos cujos pais têm atitudes positivas em relação à língua-alvo se saem melhor em programas de imersão. Lembre-se que a maioria das habilidades aprendidas na primeira língua é transferida para a segunda. Leia para seus filhos em português, incentive a escrita em português e introduza jogos de palavras em português como palavras cruzadas, jogo da velha, dentre outros. Ofereça oportunidades de usar o inglês fora da sala de aula: peça emprestado ou compre livros e vídeos, assista programas de TV em inglês com seu filho e exponha seu filho a eventos e atividades em inglês, como jogos, cursos de interesse e atividades esportivas. OBS: A Liberty Day Care oferece reuniões mensais para auxiliar pais e filhos com suporte escolar e dicas para obter sucesso no programa de imersão.
FONTE: C. (2018, January). Gage. Retrieved from https://www.sandiegounified.org/schools/gage/top-ten-answers-parents-about-immersion-education





© 2020 by Liberty Day Care